fbpx

Cursos

Formação Conceito Sohier – Brasília/DF

Visão Geral

Conceito Sohier é um método de tratamento manual que utiliza a Fisioterapia Articular Analítica. O objetivo dessa técnica é garantir a estabilidade de nosso sistema osteo articular. Uma visão completa sobre a máquina humana entendendo de forma correta as patologias de origem mecânica.

O conceito foi desenvolvido na Bélgica por Raymond Sohier que, após anos de pesquisas, descobriu que o bom rendimento de uma articulação não é sinônimo de boa saúde tissular. Isso significa que o movimento, mesmo se fosse reeducacional, não oferece jamais a possibilidade de corrigir uma lesão articular. Na Fisioterapia Analítica, pela rearmonização articular, o fisioterapeuta vai poder modificar e influenciar de maneira favorável os equilíbrios biológicos dos tecidos articulares e periarticulares.

Por meio do Concept de R. Sohier é possível fazer uma análise/avaliação sobre as necessidades terapêuticas individuais de cada paciente a partir de sua predominância funcional. Partindo desse princípio, o terapeuta consegue traçar as estratégias de tratamento.

Sendo imprescindível e eficaz para qualquer fisioterapeuta este conceito, podendo o mesmo tratar de patologias como: artrose, tendinites, periartrite, epicondilites, epifísites, coxartrose, gonartrose, hérnias discais e hérnia de Schmörl, escolioses, hipercifose, hiperlordose, metatarsalgia, fasciíte plantar, síndrome túnel do carpo, entorse, disfunções das articulações saco ilíacas, alterações da ATM.

O objetivo final do Conceito Sohier é devolver para as articulações, seu ritmo biomecânico fundamental, ou seja, harmonia articular, preservando a integridade biológica de todos os tecidos do corpo humano.

 

A formação completa se divide em três módulos e totaliza 84 horas aula.

1º Módulo – 28 horas | 04 dias de 7 horas | 03, 04, 05 e 06 de Junho 2020
2º Módulo – 28 horas |04 dias de 7 horas | 01, 02, 03 e 04 de Julho 2020
3º Módulo – 28 horas | 04 dias de 7 horas | 28, 29, 30 e 31 de Outubro 2020

São quatro dias de aula por módulo, das 09:00h às 17:00h, perfazendo sete horas aula por dia de curso. (Com uma hora de intervalo para almoço)

?O objetivo final do Concept Sohier é devolver para cada articulação o seu ritmo biomecânico fundamental, ou seja, o estado de harmonia articular de quem irá preservar a integridade biológica de todos os tecidos:

?FORMAÇÃO:

Formação de profissional de fisioterapia sobre toda a base das pesquisas biomecânicas de Raymond SOHIER – o CONCEPT SOHIER.
▪ Ensina a análise das programações biomecânicas de cada articulação do corpo humano e suas correções manuais e tridimensionais.

▪ Ensina a aplicação do método nas diversas afecções do aparelho locomotor: hérnias discais, epicondilite, gonalgia, artroses, disfunções da ATM, desequilíbrio estrutural da coluna vertebral (hipercifoses, escolioses, etc.), disfunções das articulações sacro ilíacas, quadril, tornozelo e pé, etc.

▪ Formação reconhecida e premiada internacionalmente e ministrada em 12 países.

▪ Método registrado no Dicionário de Kinésithérapie et Réadaptation Dufour et Gedda, na Europa, por sua eficácia terapêutica.

▪ Formação em três módulos de quatro dias com aulas teóricas e práticas, ministradas pelo professor Richard BITON, titular do INSTITUTO INTERNATIONAL DE KINÉSITHÉRAPIE ARTICULAIRE ANALYTIQUE, e sua equipe no Brasil.
Bibliografia composta por 12 livros, escritos por Raymond SOHIER (língua francesa).

Ministrante

Richard Biton

RICHARD BITON – FISIOTERAPEUTA

CREFITO 170728-F LTF
  • PROFESSOR TITULAR EXCLUSIVO NAS FORMAÇÕES NO BRASIL
  • 1980: Faculdade do Masso-Fisioterapia de Nancy – diploma do governo francês de Masso-Fisioterapia;
  • 1980 – 1985: Especialização em reeducação neurológica C com André ALBERT;
  • 1985: Especialização em reeducação e aparelhagem pós micro-cirurgia da mão traumática;
  • 1987: Especialização em rearmonização biomecânica segundo o conceito de R. SOHIER;
  • 1996: Titularização pelo Instituto Internacional de Fisioterapia Analítica para o ensino do conceito de R. SOHIER;
  • 1999: Professor titular do conceito de R. SOHIER para ministrar os cursos de formação sobre a Fisioterapia Articular Analítica no Brasil;
  • 2017: Professor titular do conceito de R. SOHIER para ministrar os cursos de formação sobre a Fisioterapia Articular Analítica no Portugal, Espanha e Itália.

Detalhes

Carga Horária

BF_CARGA-HORARIA

84 horas

Público Alvo

BF_Publico

Profissionais e alunos de Fisioterapia

Informações

BF_Info

Material Didátivo

  • Apostila pedagógica com todo o conteúdo teórico do curso.

Certificado

Certificado emitido pelo INSTITUTO DE FISIOTERAPIA ARTICULAR ANALÍTICA autorizando o profissional exclusivamente na prática clínica do método.
 

Agenda

24 de março - 22 de maio

De quarta-feira a sábado
8h às 18h
Setor Militar Urbano (SMU) - Brasília/DF

Remodal